As populações quilombolas são duramente afetadas pela ausência de políticas específicas para atender suas necessidades.
E como se esta negligência não bastasse, a população negra brasileira sofre historicamente os efeitos do racismo estrutural.
A consequência desta realidade, de acordo com médico e antropólogo Hilton Pereira Silva, são os piores indicadores sócio-econômicos e de saúde registrados entre as populações negras.
Com a pandemia de Covid-19, a situação se agravou.
“A morbidade e a mortalidade da população negra é superior e são menores as taxas de vacinação que outros segmentos populacionais”, afirma Hilton, que é também é docente do programa de pós-graduação em Antropologia da UFPA.
Mestre em saúde, ambiente e sociedade na Amazônia - Saúde Coletiva (PPGSAS/ICS), Hilton vai conversar nesta segunda-feira (24 de Maio), com remanescentes quilombolas do América, de Bragança do Pará.
O diálogo será transmitido pela Internet, via canal do FICCA – Festival Internacional de Cinema do Caeté.
A programação marca a abertura do Americacine – Quilombo, sendo ainda um esforço para garantir o direito à saúde e proteger as vidas da comunidade.
SERVIÇO
O QUE - Palestra “Condições de vida e saúde das populações quilombolas e os impactos da Covid-19” (Prof Hilton Silva)
QUANDO – 24 de Maio, 18H
ONDE: https://www.youtube.com/watch?v=qDG08z4O91k
Entre a poesia das ruas de Bragança e o pulsar da juventude carnavalesca, o bloco Cavalo de Troia anuncia seu retorno. Ausente desde o início da pandemia, o grupo se reorganiza para voltar à avenida com força total, prometendo até 2.000 abadás e a mesma espontaneidade que marcou seus primeiros carnavais. O Cavalo de Troia é um dos blocos mais irreverentes do carnaval. Inspirados na história grega, eles construíram um enorme cavalo de madeira que, em vez de esconder soldados, vinha recheado de cajuaçi, que é uma bebida tradicional de Bragança. A bebida era distribuída pela traseira da estrutura enquanto os foliões, vestidos de espartanos, empurravam o cavalo pelas ruas. A criatividade do bloco chamou atenção da cidade, ganhou repercussão na mídia e se tornou um destaque do carnaval bragantino, unindo sátira, cultura popular e muita brincadeira. Raízes na Juventude, Entre Amizades e Fantasias - A história do Cavalo de Troia começou como uma brincadeira entre amigos do bairro da Aldeia. E...
Comentários