Pular para o conteúdo principal

"Caboco" marajoara aluno de Tó Teixeira receberá Prêmio de Mérito Acadêmico - Medalha Prof. Attílio José Giarola

Ele aprendeu tocar violão com Tó Teixeira na Década de 1960.
Nesse período efervescente da juventude, tocava guitarra ou contrabaixo  nos Conjuntos musicais “The Snakes” e “Os Brasas”.
Na Década seguinte (1970), criou suas primeiras composições.
Em 1980, ganhou o Troféu Destaque do Ano com o Regional “Flor Amorosa”, em Campinas São Paulo, promovido pela Rede Globo local.
Na segunda metade desta Década, começou a participar do grupo de seresteiros, hoje O Clube do Camelo, com o qual já gravou três DCs.
Em sua trajetória, participou de festivais, fez shows em teatros, compôs o Balé Popular – A Dança dos Peixes Nairus (2005), e a Transopereta “Naíra Encantada” (2013).
Até 2019, contabilizou 222 composições próprias, e em parcerias, instrumentais e com letras.
Desde bolero ao samba ou samba-canção, do baião ao xote e deste ao carimbo, da guarânia a balada, do rock ao lundu, da toada a cantoria, do chorinho ao merengue e à cúmbia.
O modo paraense de ser, a vida interiorana, e o sonho de um mundo diferente estão presentes em suas músicas, que falam fundamentalmente do cotidiano e do amor à vida.
Esta sensibilidade está presente no humanismo do engenheiro paraense Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante, que receberá o Prêmio de Mérito Acadêmico - Medalha Prof. Attílio José Giarola.
A decisão, que foi tomada pela Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), na Assembleia Geral do dia 26 de Outubro, levou em consideração a atuação profissional de Gervásio.
Filho do comerciante Valdemar com a Dona Joana, o engenheiro Gervásio nasceu em Breves, no Marajó, no ano de 1945.
É Doutor em Engenharia pela UNICAMP-SP, mestre em Engenharia pela UFPB-PB, e engenheiro eletrônico, formado na UFPA, onde, por 41 anos, foi professor e pesquisador nas Faculdades de Engenharia Elétrica, e na de Engenharia da Computação e Telecomunicações.
Atualmente, é professor Titular Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA, na área de Telecomunicações (compondo a Comissão de criação desse Programa),
Em 2018, tornou-se “Professor Emérito” da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Foi pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Comunicações sem Fio (INCT-CSF).
Participou de 17 projetos de pesquisa, sendo 7 como coordenador.
Orientou mais de 60 trabalhos de graduação e cerca de 50 trabalhos de pós-graduação.
Até 2020 contabiliza 47 artigos completos em periódicos, 1 livro, 3 capítulos de livro, 142 trabalhos em conferências nacionais e internacionais, 4 patentes, 4 produtos Tecnológicos, 1 programa de computador.  
Na UFPa, foi diretor de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Diretor, por dois mandatos, da Faculdade de Engenharia da Computação.
Sócio fundador da SBMO, participou da organização de dois eventos científicos, sendo 1 deles internacional (IMOC2009) e o SBrT (204).
Em 2012 – recebeu o título “Láurea ao Mérito” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA).
Seu interesse em pesquisa inclui o desenvolvimento de modelos para comunicação sem fio, antenas e superfície seletiva de frequência usando algoritmos multiobjetivos Bioinspirados.
Quem quiser dar uma espiada no Lattes dele:
http://lattes.cnpq.br/2265948982068382

Carpinteiro de Poesia
(Com informações do engenheiro premiado)


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum COP30 da Marambaia realizará primeira reunião na Gleba 1

A comunidade do bairro da Marambaia toma para si as rédeas dialógicas sobre as questões climáticas ambientais que têm sido pautadas pelas diversas nações assinantes da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança climática. Avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta implica também RE-conhecer e respeitar as realidades locais como estratégia Amazônica sobre mudança climática. Mais que estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera que constitui grande ameaça climática planetária, a Marambaia quer desenvolver metodologias alternativas de participação popular neste processo. A Marambaia é um dos bairros mais arborizados de Belém, em razão da sua privilegiada localização, com florestas, rios, igarapés, canais, além das dezenas de praças dos conjuntos habitacionais edificados no bairro. As diversas estruturas hoje existentes na comunidade resultam de lutas populares por melhores condições de vida e trabalho com dignidade, do mesmo modo, a pujante cena cultural local reflet

COM APOIO DA JUVENTUDE PERIFÉRICA, EDUCADORA SOCIAL NEGRA PLEITEIA PREFEITURA DE BELÉM

A eleição de Wellinta Macedo vai mudar o cenário político e social de Belém do Pará, com a proposta de uma gestão responsável, transparente e democrática, atenta à demandas das classes exploradas e excluídas. Uma simples olhada na sua minibiografia política, social e cultural revela que Wel – como é carinhosamente conhecida – vai fazer a diferença nestas eleições. Mãe- solo, tem dois filhos, Ernesto e Leon, ambos estudantes de escola pública, esta mulher negra, periférica, é educadora social, jornalista, crítica e atriz, além de militante dos movimentos de mulheres e movimentos negros e culturais. Ela milita há 17 anos no PSTU, tendo colocado seu nome à disposição do partido em duas campanhas, tendo sido candidata à vereadora, em 2016, e à deputada Federal, em 2022. No Movimento Negro, constrói o Quilombo Raça e Classe Nacional, sendo que, desde 2013, realiza a Marcha da Periferia, em alusão ao Novembro Negro na Terra Firme. Ela também participa de rodas de conversas, mesas

Pela construção do OBSERVATÓRIO & FESTIVAL DOS FESTIVAIS DE CINEMA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Estamos juntos, mas nem sempre misturados, porque somos diferenciados em nossas pautas e nos encaminhamentos com relação ao confronto com o mercado. Há muitos debates importantes ao movimento audiovisual da Amazônia Paraense. E o momento de aprofundarmos esta discussão, por exemplo, sobre políticas públicas audiovisuais, política de editais, a maioria voltados para fortalecer o cinema de mercado.  São políticas editais excludentes, conceitualistas, curatoriais, cheios de artimanhas contemporâneas que criam uma onda em favor de um tipo de arte, apagando e excluindo o que se produz fora deste eixo do mercado. E esta questão se coloca como um divisor de águas. Quanto de dinheiro tem para o cinema da Amazônia?  E quanto deste dinheiro vai financiar o cinema de mercado>? Quanto vai ter de dinheiro para quem não é empresário do cinema e do audiovisual? Para quem cria e faz cinema comunitário, nas periferias e comunidades tradicionais e quilombolas e indígenas, cinema nos movimentos sociai