A Igreja Católica tem cerca de 40 Santos de nome “Antônio”.
Mas o mais cultuado deles é Fernando Martins Bulhões.
Fernando se tornou Antônio depois que entrou no Convento dos Olivais, em Coimbra, por volta dos anos 1220, período em que estudou Filosofia e Teologia, e aprofundou os estudos religiosos através literatura patrística, científica e clássica.
Recebeu suas primeiras formações na Igreja de Santa Maria Maior (atual Sé de Lisboa), onde teria nascido a 15 de agosto de 1195, ingressando ainda adolescente, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regulares da Santa Cruz, Mosteiro dos frades agostinianos de São Vicente de Fora.
Tornou-se franciscano em 1220, fazendo parte (em 1221) do Capítulo Geral da Ordem em Assis, convocado pelo fundador, Francisco de Assis, que o tornou pregador eminente, em função do profundo conhecimento das sagradas escrituras.
Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, tendo lecionado em universidades italianas e francesas.
Deixou 77 sermões, considerados autênticos, onde demonstra erudição e conhecimento da literatura religiosa e das ciências profanas.
O então Frade Antônio fluía boas energias com suas palavras, e seus "toques", que na verdade eram “passes” mediúnicos que produziam o bem estar e a cura de quem o ouvia.
Criou a própria Ordem, e iniciou sua missão em busca do martírio, viajou muito, adoeceu em África, sem converter nenhum Mouro, sendo reembarcado para a Espanha, mas aportou na costa siciliana, Itália, dirigindo-se de Taormina para Messina, onde convalesceu durante dois meses.
Morreu no campo de Arcela, em Pádova, aos 36 de idade, no dia 13 de junho de 1231, data em que é festejado.
Mais de 50 milagres teriam sido relatados no seu processo de canonização, realizado pelo Papa Gregório IX, um ano após a morte de Antônio, o Santo.
Desde 1263, que os restos mortais de Antônio repousam na Basílica de Santo António de Pádua, erigida m sua homenagem.
As festas a Santo Antônio abrem a quadra junina, sendo ele reverenciado em milhares de paróquias, procissões, romarias, carreatas, quermesses, e festas pagãs pelo mundo.
Em algumas localidades distribui-se o “pão” de Santo Antônio, em alusão à solidariedade entre os povos e referência a uma vida despojada e abnegada em defesa dos pobres.
Diz-se, entretanto, que Antônio também “sentou praça” à Cavalaria da Infantaria de Lisboa, chegando a Tenente-Coronel, tendo “ajudado” Portugal na luta contra França e Espanha.
Do mesmo modo, também teria “auxiliado” a luta dos brancos brasileiros contra os Quilombos, mas perdeu o soldo militar com a Proclamação da República.
(Eu diria que se isto for "verdade", esta parte é uma "negativa" na vida de Antônio)
Influenciado por Francisco de Assis, de quem era contemporâneo, tornou-se implacável contra os não-cristãos, recebendo a alcunha de Martelo Herético, razão pela qual algumas de suas imagens são representadas por ele sustentando um martelo.
Sua fama de “casamenteiro”, entretanto, teria surgido em França, após um Sermão em que defendeu o Amor e a União das famílias.
(Isso nada tem a ver com o "Dia dos Namorados" que se comemora no Brasil a 12 de Junho, e que se relaciona com a sociedade de consumo, quando o mundo comemora o Amor no entre os casais no Dia de São Valentim, 14 de Fevereiro).
Mas, podem ser estas “imagens” de "militar" e "casamenteiro" que o aproximaram - no sincretismo - com Exu e/ou Ogum, pela linha da Umbanda, que é uma religião brasileira, cujas influências são de origem africanas.
Exu é o mais humano dos Orixás, sendo o responsável pela “ligação” dos mortais com os deuses, mas, mal interpretado, foi relacionado à “Satanás”, e representado com chifre, e simbolizado com o falo da fertilidade.
Ogum é um Orixá trabalhador e ferreiro, Senhor da guerra e das batalhas, aparece com lanças e escudos, sendo mais sincretizado com São Jorge.
(Há lendas que referem que Ogum e Exu são irmãos, ou primos, mas não nos deteremos aqui em especificá-las, até porque algumas delas foram citadas em postagens anteriores deste espaço virtual.)
Sabemos todos que os colonizadores construíam capelas para saudar seus santos e proibiam os negros de cultuar suas divindades, de onde surgiram diversos sincretismos, como este Santo Antônio/Exu.
Neste caso, teriam sido as inspirações de bondade e de generosidade do Santo que o aproximaram de Exu, que é uma espécie de marqueteiro dos Orixás, levando os pedidos dos humanos e trazendo a estes as mensagens dos Deuses.
Exu abre e fecha estes portais, conforme o merecimento de cada um.
Sendo a mensagem a palavra, podemos por analogia pensar que a oratória nos sermões de Antônio traduziam a língua dos deuses, tal qual Exu media o contato com o divino, ao transportar as mensagens da humanidade.
Laroyê!
Porto, 13 de Junho de 2020
Francisco Weyl, Carpinteiro de Ogum & Cavaleiro de Aruanda
(Fonte consultada: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa)
Comentários