Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS BRAGANTINAS: Maldito Carpinteiro

  

Bragança é uma cidade pequena, todo mundo se conhece. Praticamente, vizinho, até se mete na vida alheia. Sabe o que faz, com quem anda. Se mulher trai marido, se marido trai mulher, e com quem trai. Se homem gosta de homem, ou se mulher gosta, ou não, de homem e/ou de mulher. Sabe onde trabalha, se trabalha, se tem, ou não tem, dinheiro, e se paga, ou não, as dívidas.

Se não sabe, a cidade inventa de tudo, sobre todos. Cada dia, uma novidade, sobre ciclano, sobre beltrano, sobre deocleciano. Tem muita fofoca. E olha, que nem sou fofoqueiro. Quando eu lá habitava, não me interessava pela vida das pessoas. Concentrava-me no meu trabalho de jornalista. E nas tarefas da casa, almoço, jantar, café. Mas, mesmo assim, e talvez por isso mesmo, chegavam-me fofocas, e ainda agora, mesmo em Portugal, penso que sei mais sobre Bragança do que muito bragantino.

De minha parte, quanto mais falarem, melhor. Trabalho com rádio cipó, preciso reverberar. Nas redes e nas ruas. Metade de Bragança já ouviu falar do Carpinteiro. E a outra  metade que nunca ouviu falar, com certeza que sabe que o carpinteiro é. Dizem que ele é do PT, que é comunista, que é vendido. E eu, eu fico só de bubuia. Não, que isso não me incomode.  Mas sou um defensor dos direitos humanos. Defendo a livre manifestação do pensamento, ainda que farsante e fascista. Defendo a imprensa livre e a liberdade de expressão. Além dos direitos fundamentais da pessoa humana. E professo minha solidariedade a luta das mulheres, dos negros, das comunidades tracionais, dos povos indígenas, e das comunidades Trans, e LGBTs.

Eu me identifico com as lutas sociais. Sou anarquista, mas não sob a perspectiva teórica. Apenas da boca para fora. Porque, por exemplo, defendo o Voto como arma contra a corrupção. Ainda acredito nas Instituições públicas, ainda que muitos de seus gestores tenham me provocado a sensação de que não mais devo crer nelas. Nem neles. Então, eu não me incomodo. Podem falar, fiquem à vontade. Até porque tenho a minha consciência limpa, filho de quem eu sou, os pais que eu tive, e a moral sob a qual me educaram.

Incomodo-me, sim, mas não respondo, porque, nem vale a pena. Tenho mais o que fazer, focar na cena que eu escolhi. Jornalismo sincero e opinativo. Investigativo. E inteligente. Ético. E estético. Escrito pro quem sabe escrever. Por quem não tem medo de escrever. Tô de boa com o mundo. Em paz com esta coerência de quem acredita na democracia. Tenho compromisso com as causas de seu tempo.

Francisco Weyl

Porto, 21 de Agosto de 2020

Ouça a CRÔNICA


Este texto constitui a sétima sessão do Microprojeto CRÔNICAS BRAGANTINAS, pela via da qual publico narrativas escritas e memorialísticas autorais neste espaço, além de audionarrações que podem ser ouvidas neste Blog ou no Canal do Carpinteiro no Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COM APOIO DA JUVENTUDE PERIFÉRICA, EDUCADORA SOCIAL NEGRA PLEITEIA PREFEITURA DE BELÉM

A eleição de Wellinta Macedo vai mudar o cenário político e social de Belém do Pará, com a proposta de uma gestão responsável, transparente e democrática, atenta à demandas das classes exploradas e excluídas. Uma simples olhada na sua minibiografia política, social e cultural revela que Wel – como é carinhosamente conhecida – vai fazer a diferença nestas eleições. Mãe- solo, tem dois filhos, Ernesto e Leon, ambos estudantes de escola pública, esta mulher negra, periférica, é educadora social, jornalista, crítica e atriz, além de militante dos movimentos de mulheres e movimentos negros e culturais. Ela milita há 17 anos no PSTU, tendo colocado seu nome à disposição do partido em duas campanhas, tendo sido candidata à vereadora, em 2016, e à deputada Federal, em 2022. No Movimento Negro, constrói o Quilombo Raça e Classe Nacional, sendo que, desde 2013, realiza a Marcha da Periferia, em alusão ao Novembro Negro na Terra Firme. Ela também participa de rodas de conversas, mesas

Fórum COP30 da Marambaia realizará primeira reunião na Gleba 1

A comunidade do bairro da Marambaia toma para si as rédeas dialógicas sobre as questões climáticas ambientais que têm sido pautadas pelas diversas nações assinantes da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança climática. Avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta implica também RE-conhecer e respeitar as realidades locais como estratégia Amazônica sobre mudança climática. Mais que estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera que constitui grande ameaça climática planetária, a Marambaia quer desenvolver metodologias alternativas de participação popular neste processo. A Marambaia é um dos bairros mais arborizados de Belém, em razão da sua privilegiada localização, com florestas, rios, igarapés, canais, além das dezenas de praças dos conjuntos habitacionais edificados no bairro. As diversas estruturas hoje existentes na comunidade resultam de lutas populares por melhores condições de vida e trabalho com dignidade, do mesmo modo, a pujante cena cultural local reflet

Pela construção do OBSERVATÓRIO & FESTIVAL DOS FESTIVAIS DE CINEMA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Estamos juntos, mas nem sempre misturados, porque somos diferenciados em nossas pautas e nos encaminhamentos com relação ao confronto com o mercado. Há muitos debates importantes ao movimento audiovisual da Amazônia Paraense. E o momento de aprofundarmos esta discussão, por exemplo, sobre políticas públicas audiovisuais, política de editais, a maioria voltados para fortalecer o cinema de mercado.  São políticas editais excludentes, conceitualistas, curatoriais, cheios de artimanhas contemporâneas que criam uma onda em favor de um tipo de arte, apagando e excluindo o que se produz fora deste eixo do mercado. E esta questão se coloca como um divisor de águas. Quanto de dinheiro tem para o cinema da Amazônia?  E quanto deste dinheiro vai financiar o cinema de mercado>? Quanto vai ter de dinheiro para quem não é empresário do cinema e do audiovisual? Para quem cria e faz cinema comunitário, nas periferias e comunidades tradicionais e quilombolas e indígenas, cinema nos movimentos sociai