Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS BRAGANTINAS: Os poemas molhados da Tia Cirene Guedes

       

        As férias em Bragança eram uma alegria, estranha.

Eu a dividia entre dois espaços, a casa da Mãe Quinha e do Pai Bento, e a casa do Padrinho e da Vovó.

Bento e Maroquinha eram pais do Zenito, meu pai José.

E Padrinho Odorico e a Vó Augusta haviam criado Zinha, minha mãe, Josefa.

Como sou extemporâneo caçula, de uma família de nove filhos, estar na cidade em que nasci durante as férias servia-me para reencontrar dois irmãos nascidos pouco antes de mim, mais próximos em idade.

Um deles morava com os pais do papai, e o outro, habitava com os pais adotivos de minha mãe.

                                                                    A poeta Cirene Guedes, em pose, com a seu único livro em vida, Poemas Molhados 
                                                                                                                  (Foto DICA WEYL)

Quando deixaram Bragança por razões de natureza econômica, meus pais levaram a Belém somente os irmãos e as irmãs mais velho.

E foi numa inesquecível viagem na antiga Maria Fumaça que a família Weyl mudou o curso de sua própria História. 

Mas disto eu só a recordo de ter ouvido falar.

Há muitas memórias que eu só tenho de ouvido, então, as recrio.

Ou as (re)invento.

E nem sei se esta que Vos narro é uma invenção ou uma história, mas, é como ela agora me ocorre.

E eu preciso conta-la.

(Foto DICA WEYL)

Os irmãos mais velhos tinham mais o que fazer Belém, estudavam, trabalhavam, em meados dos anos 1960.

Mas, lembro, morávamos na Rua da Marinha, na Marambaia, depois, na Pedreira, e mais uma vez, na Marambaia.

Penso que meu nomadismo nasceu aí, passei a infância em mudanças de casas, também porque meus pais nem sempre tinham dinheiro para bancar os aluguéis.

Na Pedreira, morávamos na última casa do lado direito da Vila Alice, por detrás da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Por detrás da Vila tinha um muro contínuo que dava para o quintal de todas as casas, a fazer fronteira com o terreno da Igreja.

Muitas vezes em menino andava por cima desse muro, que devia ter uns dois metros, era uma aventura.

Sem os manos mais próximos em idade, sobrava-me correr com os miúdos, entre as ruas Barão e Angustura, quando não, estava na escola, que pertencia à Igreja, e cujo um dos pavimentos dava para o quintal da minha casa.

Algumas vezes, no intervalo das aulas, eu via minha Mãe a estender roupa no varal.

Um dia cabulei aula, meus amigos indagaram por mim a minha Mãe, e quando cheguei a casa, passei uma vergonha tamanha.

Por que não foste pra aula, Francisco? Onde estavas? Eu fui pra aula, Mãe. Não minta, teus colegas perguntaram por ti. 

O detalhe do quintal que havia esquecido.

Tive sonhos contínuos em que voltei ao quintal desta infância.

   A poeta Cirene Guedes, e o sobrinho Carpinteiro de Poesia, no Teatro Museu da Marujada 
                                                                                                                  (Foto DRI TRINDADE)

Mas, voltando a Bragança, nas férias escolares, eu podia estar com estes meus dois irmãos mais próximos em idade, e com os quais, eu podia brincar, e tentar acompanhar as peripécias nem que fosse num curto período de tempo.

E é mais ou menos por este período da década de 1970, em Bragança, que eu tenho um encontro com a morte.

Recordo nitidamente o Padrinho a ler uma carta de Mamãe, a informar que meu irmão mais velho havia falecido, em Belém.

No momento, chorei, mas tenho poucas lembranças deste irmão, embora ainda reze por ele. 

As casas de meus quatro avós ficavam no bairro da Aldeia, sendo, uma, defronte a feira, e outra, a caminho do matadouro.

Faz parte deste tempo ainda as sessões de cinema organizadas pelo protético Heráclito, cujos filmes assistíamos entre duas moradias, próximo ao Cruzeiro.

De um lado, numa pequena sala, o projetor.

E de outro, numa parede, a projeção.

Não recordo os filmes, mas emocionado os assistia, e em silêncio, fascinado com a magia.

Mais tarde, adulto, chorei a ver “Cinema Paradiso”, recordei minhas primeiras experiências com cinema, naqueles tempos bragantinos.

 A poeta Cirene Guedes e Carpinteiro de Poesia, na Adega do Rei 
                                                                                                                  (Foto DRI TRINDADE)

Os tempos voam.

Meus avós mudaram, Pai Bento e Mãe Quinha foram morar conosco na Marambaia.

E a morte veio me visitar outra vez.

Primeiro, foi a Mãe Quinha, um ano depois, Pai Bento, que já estava cego, também partiu, mas de tristeza pela falta da esposa.

Em Bragança, Vó Augusta adoeceu, diabetes, ficou cega, e depois faleceu.

Sozinho, Padrinho foi para Vila Fátima.

E é mais ou menos nestes períodos que Cirene Maria da Silva Guedes entra na minha vida, ou eu na dela.

Os processos são confusos na mente, muitas vezes somos traídos pelo que idealizamos da realidade.

O fato é que eu não tenho nenhuma lembrança da Cirene nos tempos da Aldeia, apesar de que ela também morava lá com Vovó e Padrinho.

Mas já a vou encontrar, entretanto, na casa da Travessa Cônego Miguel, mais ao centro de Bragança, defronte aonde hoje funciona o Fórum Municipal.

Lembro que a geladeira da casa estava sempre cheia de coisas que eu não podia mexer. 

Eram produtos que meus pais não tinham posses para adquirir e que faltavam em minha casa.

Aquelas novidades despertavam a minha curiosidade de menino faminto.

Às visitas, nada faltava.

Cirene se dedicava muito às aparências, cultuava amizades abastadas, e parecia ser também uma mulher de posses, o que não correspondia à verdade, antes, ao contrário, contraiu dívidas que teve dificuldades em quitar.

 A poeta Cirene Guedes, Carpinteiro de Poesia, Rudá Weyl, Dri Trindade, e Isis 
                                                                                                           (ARQUIVO Francisco Weyl)

Ela era prima de minha mãe, Dona Josefa, tendo sido com ela criada, uma espécie de filha mais nova de Mamãe. 

Porque, quando o Padrinho - Seu Odorico (o homem que criou a minha mãe) casou com a Dona Augusta (a quem eu chamava de Vovó), o casal já formou família com cinco pessoas.

Além de Cirene, que vem a ser sobrinha do Padrinho, somava-se a ela, na prole, a minha Mãe e a irmã, Celina, órfãs de pai e mãe, que eram criadas pela Vó Augusta.

As irmãs viveram muitas histórias, embora estas memórias - após a morte delas - persistissem apenas na cabeça da Cirene, que as recontava, acrescentando pontos.

Odorico e Augusta eram duas pessoas humildes, que se apaixonaram e tiveram coragem de criar três crianças, em Tentugal, migrando posteriormente para Bragança.

 A poeta Cirene Guedes, Carpinteiro de Poesia, Rudá Weyl 
                                                                                                                  (Foto DRI TRINDADE)

E foi neste pequeno vilarejo que tudo começou e é onde estão enterrados os meus antepassados pela linhagem materna, num Cemitério que já nem mais existe, cujo terreno foi invadido.

Hoje pertencente ao Município de Santa Luzia do Pará, Tentugal é margeado pelo Rio Caeté, e pode ser acessado por um ramal, a partir da Rodovia Pará-Maranhão.

Com 115 quilômetros de extensão, antes de desaguar no Atlântico, o Caeté atravessa e influencia o trabalho e a vida de diversas comunidades do Nordeste do Pará.

Nasce nos dendezais do Município de Bonito, passa pelo Arraial do Caeté, no Município de Ourém, atravessa Tentugal (Santa Luzia), chega a Vila de Mocajuba, em Bragança do Pará.

Outrora navegável, o Caeté não morreu porque as rodovias, que acabaram com as estradas de ferro, retiraram as comunidades de suas margens, desde a década de 1960.

Apesar de receber as águas de rios como Jequi, Cajueiro, e Curi, à margem direita; e de pequenos igarapés, à margem esquerda, o Caeté apresenta trechos pouco profundos.

Isso porque alguns fazendeiros da Região transformam o seu leito em lixeira.

Atiram detritos e resíduos, tocos e galhos de árvores, que eles próprios derrubam em suas terras.

O fechamento dos afluentes corrobora para que o Caeté baixe o leito e dificulte a navegabilidade.

É o “riocídio”.

E se torna mais poluído a partir das Vilas de Mocajuba e do Arimbú (Bragança), sob a influência de alguns afluentes, a partir deste trecho.

Mas, junto com o nascer da Lua, por detrás das matas do Camutá, o espelho do Caeté revela um espetáculo mágico aos moradores e visitantes da cidade de Bragança do Pará.

Da orla da cidade, partem e chegam diariamente dezenas de embarcações com peixe, produto que alimenta grande parte da economia local.

E é desta história e destes cenários poéticos e contraditórios que emergem as histórias e as memórias que constroem esta crônica sobre Cirene Guedes.

Poema de Cirene Guedes para  o FICCA - Festival Internacional de Cineema do Caté 
                                                                                                           (ARQUIVO Francisco Weyl)

Eu chamava a Cirene de Tia, mas foi muito tardia a relação familiar que estabelecemos.

Já vos contei que sou o mais novo de nove irmãos, e que cresci e me criei em Belém.

Apenas me aproximei de uma distante Tia Cirene depois que fui morar em Bragança, em 2014.

Foi quando comecei a fazer filmagens com ela.

Captei depoimentos para usar sua voz em off num filme que ainda nem montei.

E que é parte de uma pesquisa existencial e artística, que se revela em filmes pessoais, em que meus familiares estão presentes.

Sempre estou num processo de busca existencial em meus projetos e ter reencontrado com minha velha e distante Tia fez com que eu renascesse.

A poeta Cirene Guedes
                                                                                                                     (ARQUIVO Francisco Weyl)

Comecei a sentir minha Tia, ouvir os seus causos e as suas histórias.

E isto me transformou, porque algumas dessas narrativas constituíam a história da minha família.

Titia me trouxe de volta a minha Mãe e o meu Pai.

E meus avós.

Minha infância.

E ela também se trouxe junto com eles.

Tomávamos café, juntos, aos finais de semana.

Passei a frequentar a casa que ela habitava na Rua Dr. Justo Chemont, no bairro do Riozinho.

E a levava para as casas em que eu habitei, em Bragança, na Rua Dr. Roberto, e na Marechal Floriano.

Ensinou-me a fazer pão, cantarolava, poetava. 

Tornei-me mais humano, portanto, mais poeta.

Não a desejei compreender, quando muito a escutava.

Não a indaguei, quando muito ouvia suas histórias e estórias.

Não a editei, quando muito senti seus poemas e seus cantos.

Tia Cirene deixou cadernos, cartas, rabiscos, e muitas memórias. 

Poema manuscrito de Cirene Guedes para Bragança do Pará 
                                                                                                                (ARQUIVO Francisco Weyl)

Criada pelos meus avós maternos, Odorico Alves da Silva e Maria Augusta Almeida e Silva, era filha de Severino Guedes de Araújo e Laura Alves da Silva.

Criou Edileuza Gercina, e seus filhos-netos, Jesiel Júnior, e Amanda Quadros.

E ao perder a filha Laurilene Guedes, por erro médico, sucumbiu a uma dor infinita.

Chegou a ganhar causas judiciais com relação a este caso, que resultou não resolvido com a sua morte.

Sofria com diabetes, além da solidão da velhice.

Morava sozinha, tinha de dar conta de uma série de questões que somente ela própria sabia como deveria proceder, a bem do bem dos que dela dependiam.

Vivia da aposentadoria e da ajuda de familiares, e amigos.

De corpo frágil, alma rija, e com os olhos a brilhar, quando recordava memórias da vida.

Bem humorada, contava causos, inventava narrativas.

Enfraqueceu o corpo, jamais a alma.

Escrevia poemas e canções com a velocidade de um rapper.

Poema manuscrito de Cirene Guedes para Bragança do Pará 
                                                                                                                (ARQUIVO Francisco Weyl)

Autodidata, aprendeu inglês, e traduzia notícias para a Rádio Educadora de Bragança, onde foi radialista-colaboradora.

Teve desilusões amorosas, passou pelo Convento, foi professora, e bancária.

Tia Cirene foi internada no Hospital das Clínicas numa Terça-Feira (11/08/2015).

Na tarde do dia anterior (Segunda-Feira, 10/08/2015), deixou-se fotografar por Dri Trindade.

Quando foi transferida de Bragança para Belém numa ambulância (15/08/2016) estava lúcida, contava causos.

E esperançosa com o primeiro livro que iria lançar, “Poemas Molhados”.

Entre os motivos que a teriam levado a falecer,  o tabagismo, a diabetes, princípio de pneumonia, perda de líquido pela urina, perda de sangue, paradas cárdicas, infecção generalizada, e suspeita de um tumor no útero.‬

Curiosamente, morreu a 16 de Agosto de 2015, dois dias após o lançamento de seu único livro, editado pela Academia de Letras e Artes de Bragança – ALAB.

Na ALAB, ela ocupava a cadeira Nº 6, que tem como patrono é Dom Eliseu Maria Coroli.

Mas, uma história fascinante é contada por Nélio Fernando Gonçalves no prefácio de seu livro, cujo lançamento ela não compareceu porque já estava hospitalizada.

O sugestivo nome da obra “Poemas Molhados” se deve ao fato de um temporal que inundou a casa da Cirene, que por pouco não perdia toda a sua produção poética.

Antes que o alagamento provocado pela chuva fizesse desaparecer a obra de Cirene, Nélio reuniu os textos num livro de 400 páginas, tendo convocado outro escritor, José Leôncio, para o ajudar, na curadoria.

Poema manuscrito de Cirene Guedes 
                                                                                                                (ARQUIVO Francisco Weyl)

Estava com 74 anos quando morreu no dia 16 de Agosto de 2016.

Nasceu em 27 de Novembro de 1941.

Seu corpo foi velado na Igreja de São Benedito.

E sua campa está localizada no Cemitério do Campo da Saudade.

Seu espólio está sob mus cuidados, são cartas, fotos, poemas, imagens de santo, calendários.

Foi-me entregue dentro de suas sacolas de supermercado.

Não consigo traduzir o que eu senti enquanto caminhava debaixo do sol quente com aquele material.

Tão pouco, mas tanto.

Quase nada, mas tudo.

 

Francisco Weyl

Grade, Portugal, 16 de Julho de 2020

 

FOTOS/FILMES: Dri Trindade / Dica Weyl /Arquivo Francisco Weyl

 

Cirene Guedes faz chamada  para o lanaçmento de seu livro 

                                                                                                                (ARQUIVO Francisco Weyl)


+ SOBRE CIRENE GUEDES

Notas:

http://tribunadosalgado.blogspot.com/2019/11/cirene-guedes-poeta-de-braganca-do-para_26.html

http://tribunadosalgado.blogspot.com/2017/08/requiem-dois-anos-sem-tia-cirene-guedes.html

http://tribunadosalgado.blogspot.com/2016/08/memoria-um-ano-sem-poeta-cirene-guedes.html

http://tribunadosalgado.blogspot.com/2016/08/cirene-pastoral-da-juventude-homenageia.html

http://tribunadosalgado.blogspot.com/2016/08/cirene-braganca-conta-1-ano-sem-sua.html

Filmes:

https://www.youtube.com/watch?v=0msHFrzLrmk

https://www.youtube.com/watch?v=a4ilCVcTKX8


..........................................................................................................................

Este texto constitui a segunda sessão 
do Microprojeto CRÔNICAS BRAGANTINAS, 
pela via da qual publico narrativas 
memorialísticas autorais neste espaço.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fórum COP30 da Marambaia realizará primeira reunião na Gleba 1

A comunidade do bairro da Marambaia toma para si as rédeas dialógicas sobre as questões climáticas ambientais que têm sido pautadas pelas diversas nações assinantes da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança climática. Avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta implica também RE-conhecer e respeitar as realidades locais como estratégia Amazônica sobre mudança climática. Mais que estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera que constitui grande ameaça climática planetária, a Marambaia quer desenvolver metodologias alternativas de participação popular neste processo. A Marambaia é um dos bairros mais arborizados de Belém, em razão da sua privilegiada localização, com florestas, rios, igarapés, canais, além das dezenas de praças dos conjuntos habitacionais edificados no bairro. As diversas estruturas hoje existentes na comunidade resultam de lutas populares por melhores condições de vida e trabalho com dignidade, do mesmo modo, a pujante cena cultural local reflet

COM APOIO DA JUVENTUDE PERIFÉRICA, EDUCADORA SOCIAL NEGRA PLEITEIA PREFEITURA DE BELÉM

A eleição de Wellinta Macedo vai mudar o cenário político e social de Belém do Pará, com a proposta de uma gestão responsável, transparente e democrática, atenta à demandas das classes exploradas e excluídas. Uma simples olhada na sua minibiografia política, social e cultural revela que Wel – como é carinhosamente conhecida – vai fazer a diferença nestas eleições. Mãe- solo, tem dois filhos, Ernesto e Leon, ambos estudantes de escola pública, esta mulher negra, periférica, é educadora social, jornalista, crítica e atriz, além de militante dos movimentos de mulheres e movimentos negros e culturais. Ela milita há 17 anos no PSTU, tendo colocado seu nome à disposição do partido em duas campanhas, tendo sido candidata à vereadora, em 2016, e à deputada Federal, em 2022. No Movimento Negro, constrói o Quilombo Raça e Classe Nacional, sendo que, desde 2013, realiza a Marcha da Periferia, em alusão ao Novembro Negro na Terra Firme. Ela também participa de rodas de conversas, mesas

Pela construção do OBSERVATÓRIO & FESTIVAL DOS FESTIVAIS DE CINEMA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Estamos juntos, mas nem sempre misturados, porque somos diferenciados em nossas pautas e nos encaminhamentos com relação ao confronto com o mercado. Há muitos debates importantes ao movimento audiovisual da Amazônia Paraense. E o momento de aprofundarmos esta discussão, por exemplo, sobre políticas públicas audiovisuais, política de editais, a maioria voltados para fortalecer o cinema de mercado.  São políticas editais excludentes, conceitualistas, curatoriais, cheios de artimanhas contemporâneas que criam uma onda em favor de um tipo de arte, apagando e excluindo o que se produz fora deste eixo do mercado. E esta questão se coloca como um divisor de águas. Quanto de dinheiro tem para o cinema da Amazônia?  E quanto deste dinheiro vai financiar o cinema de mercado>? Quanto vai ter de dinheiro para quem não é empresário do cinema e do audiovisual? Para quem cria e faz cinema comunitário, nas periferias e comunidades tradicionais e quilombolas e indígenas, cinema nos movimentos sociai